1: 2: 3: 4: 5: 6: 7: 8: 9:

quinta-feira, 9 de maio de 2019

809U-10 Cidade Universitária - Metrô Barra Funda

Descobrir a linha 809U-10 Cidade Universitária - Metrô Barra Funda revolucionou a minha vida, o que faz dessa uma resenha completamente enviesada.

Nunca errou (só às vezes)

Teoricamente eu moro perto da USP: são 20 minutos de carro nas condições ideais de temperatura e pressão (CNTP) - a saber, fora do horário de pico, sem chuva ou qualquer outra hecatombe do tipo (guardar para referências futuras). A graça de morar em São Paulo é que esse trajeto de 20 minutos vira fácil uma viagem de uma hora e meia se você pega dois ônibus e faz uma baldeação de metrô, que era o meu percurso antes de descobrir a linha 809U-10 Cidade Universitária - Metrô Barra Funda.

Não é como se essa linha fosse um segredo de estado, mas é que eu tenho muita dificuldade de pegar ônibus em São Paulo porque ou não encontro o ponto certo ou pego o ônibus no sentido errado umas duas vezes até aprender. Só que esse negócio de dois-ônibus-e-uma-baldeação-de-metrô-uma-hora-e-meia-até-chegar-em-casa estava acabando com a minha vida, então resolvi me empoderar e explorar as possibilidades oferecidas pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes da cidade de São Paulo (SPTrans).

No primeiro dia que decidi ir pra faculdade com o 809U-10 Cidade Universitária - Metrô Barra Funda eu quase peguei o ônibus no sentido errado e fui me dar conta disso quando vi o ônibus certo passando do outro lado da rua e me deixando pra trás. Foi aí que descobri o único defeito dessa linha: o  809U-10 Cidade Universitária - Metrô Barra Funda demora. Demora bem mais que o intervalo de 15 minutos entre um ônibus e outro que o aplicativo Moovit prevê. O Moovit, aliás, é completamente inútil quando se trata do 809U-10 Cidade Universitária - Metrô Barra Funda, de modo que ter esse ônibus na sua rotina também é um excelente aprendizado, um chamado para abrir mão do controle e simplesmente confiar no universo. 

Eu já passei 50 minutos esperando o 809U-10 Cidade Universitária - Metrô Barra Funda em condições ideais de temperatura e pressão. Eu já quase fui atropelada algumas vezes ao atravessar correndo a Avenida Pompéia porque vi o 809U-10 Cidade Universitária - Metrô Barra Funda se aproximando do ponto do outro lado da rua. Mas o foda é que ele é lindo: a bordo do 809U-10 Cidade Universitária - Metrô Barra Funda eu chego na USP em meia hora.



Além disso, nesse trajeto de ida dá pra ir sentada quase sempre, um dos pontos que mais valorizo na minha rotina de transporte público. E digo mais: se o trajeto do 809U-10 Cidade Universitária - Metrô Barra Funda demorasse uma hora e meia e o rolê dois-ônibus-e-uma-baldeação-de-metrô fosse de meia hora, eu provavelmente escolheria o 809U-10 Cidade Universitária - Metrô Barra Funda só porque gosto muito de ficar sentada olhando a cidade pela janela. Tempo de qualidade.

No trajeto de volta, que costumo fazer no fim do dia - ou seja, longe das condições ideais de temperatura e pressão - costuma ser mais difícil encontrar um lugar vazio pra sentar, mas a maioria das pessoas desce no metrô Vila Madalena. Dentro da USP ele costuma passar em intervalos mais curtos até que os 15 minutos previstos pelo aplicativo Moovit, ou talvez eu só tenha dado sorte na semana passada. Andar no 809U-10 Cidade Universitária - Metrô Barra Funda é uma jornada de serendipidade.

8/10

9 comentários:

  1. Eu amo uma blogueira e vou defendê-la <3

    ResponderExcluir
  2. Acho que o Moovit é inútil pra todas as linhas mesmo. Estou exausta de ser enganada por esse app.
    A demora também acho que é padrão de todos os ônibus que passam na CU, pego o 702U e também sofro. Aliás, acho uma loucura isso de em SP as pessoas chamarem o ônibus pelo nome da origem ao invés de pelo número (demorei muito pra entender que o 702U era o famoso Parque Dom Pedro II).
    Mas concordo 100% com você que compensa muito mais esperar o ônibus pra ir sentada do que fazer baldeação e pegar metrô. No meu caso, meu trajeto fica mais rápido se eu pegar o metrô e o BUSP, mas eu prefiro demorar mais em um ônibus só onde eu vou sentadinha lendo meus livros do que chegar rápido mas ter que ir de pé no metrô cheio. A famosa qualidade de vida.
    Amei a resenha e vou aguardar ansiosamente você resenhar os RUs da USP.

    ResponderExcluir
  3. O ônibus que revolucionou a minha vida nesse trajeto casa-USP foi o Santana (que tem duas ótimas opções: o 177H e o 701U), são os 25 minutos mais felizes do dia (se as condições forem ideais, claro).
    Recomendo muito o aplicativo "Cadê o Ônibus?" (o nome já é autoexplicativo), que você consegue rastrear em tempo real onde o ônibus está e ver mais ou menos a distância até o seu ponto (é bom ligar o GPS se você ainda não conseguir identificar o seu ponto no mapa). Já me salvou muitas vezes e já me fez sair correndo de casa (e quase esquecer a chave na porta) só pra chegar a tempo de pegar o próximo. Quem sabe não te ajuda também? Beijos

    ResponderExcluir
  4. O segredo é usar o google maps mesmo e selecionar o ponto de ônibus que vc pega ele, dá pra ver todos os horários q o ônibus passa certinho.

    ResponderExcluir
  5. Pois entao eu sugiro um boicote ao Moovit pq minha vida toda fui enganada por esse app que promete coisas que nao cumpre, como por exemplo, saber DE FATO quanto tempo demora um ônibus pra passar. Tristissimo.

    Ja desinstalei, alias.

    As vezes eu pego um ônibus e nem fico com vontade de ler só pra ficar admirando a cidade pela janela. Sou desse grupo.

    Beijo, miga.

    ResponderExcluir
  6. Saudades de quando morava na capital e conseguia um lugar para sentar no ônibus.... (Mentira! Ano morar em cidade pequena, mas foi ótimo visitar boas lembranças.)

    ResponderExcluir
  7. Muito difícil encontrar pessoas que valorizam passar um tempo de qualidade no ônibus <3 eu mesma amo andar de ônibus se o mesmo estiver vazio. ficar ouvindo música, passando por todas aquelas pessoas, pensando na história de cada uma delas, ou então só ler um livro. É preciso.

    ResponderExcluir
  8. Eu era tão íntima do Cidade Universitária - Barra Funda que chamava ele de "barrinha". O barrinha no começo dos anos 2000 era um pokémon lendário, demorava tanto que a gente pegava sempre com as mesmas pessoas e se perdesse era sentar e chorar porque o próximo era quando deus quisesse. Se existisse whatsapp naquela época certeza que eu estaria num grupo chamado "barrinha 6:45"

    ResponderExcluir
  9. Moovit é horrível mesmo! Recomendo o aplicativo citymapper ou o site olho vivo, são mais confiáveis que o Moovit.

    ResponderExcluir