1: 2: 3: 4: 5: 6: 7: 8: 9:

terça-feira, 7 de maio de 2019

A ideia de começar um blog em 2019

Não era pra ser tão difícil.

Escrevo na internet há mais de 10 anos e em algum momento começaram a me levar a sério. Não sou especial nem nada, mas é que hoje em dia todo mundo leva tudo muito a sério, as pessoas se levam a sério demais. Escrever na internet me deu alguma ideia do que fazer da vida, um projeto pessoal que amo, alguns empregos, muitos amigos, rolos e romances, madrugadas insones e um tema de pesquisa que é a minha vida agora, mas escrever na internet às vezes me deixa com vontade de nunca mais escrever ou existir na internet. Eu tenho me levado muito a sério.


Quando comecei meu primeiro blog a ideia era falar sobre coisas que eu gostava muito, mas meus amigos não ligavam. Hoje em dia tenho a chance de escrever sobre os artistas que mais gosto e passar horas falando sobre o final de Mad Men sabendo que existem pessoas interessadas em ouvir, e isso é muito legal, mas ando cansada de transformar tudo que consumo em Conteúdo, fazendo da minha vida uma commodity na forma de Experiência que vai virar dinheiro na mão de grandes empresas, e que só vai me render uma crise de ansiedade quando alguém resolver usar o que escrevi pra dizer que sou uma pessoa ruim.

Talvez começar um blog seja só um jeito despretensiosamente pretensioso ou insuportavelmente ingênuo de seguir essa mesma lógica, mas é algo que quero tentar. Eu ainda trabalho com marketing digital, tiro 30 fotos iguais da minha cara até achar uma boa, estou lendo uma lista de referências que inspiraram o último disco do Vampire Weekend, compro água tônica orgânica rosé e queria uma mochila Kanken igual todo mundo, mas essa não é a minha vida inteira e não é isso que quero compartilhar. Não é uma resistência ou manifesto de coisa alguma, é só uma coisa que inventei pra perder tempo na internet.


Esse blog é inspirado no meu tio que todos os dias descreve minuciosamente o que comeu no almoço, nos áudios gigantes que a Clara me manda com digressões inúteis sobre o caminho que fez até a faculdade, e em todas as pessoas que têm uma linha de ônibus do coração e sabem dizer o por quê. E também, é claro, no blog Minhas Refeição, que é provavelmente a minha coisa favorita em toda a internet. Minha ideia é falar sobre linhas de ônibus favoritas, fazer reviews de estações de metrô, listar os melhores estabelecimentos bar & lanches da cidade de São Paulo, compartilhar artes feias e trechos de música sem contexto. O nome, ideia da Clara, é uma homenagem a todas as pessoas que deixam suas opiniões no Trip Advisor e sites afins - vocês não fazem ideia da quantidade de maluco que tem lá.

Encerro esse texto de abertura com um trecho do "Poema em linha reta", do Álvaro de Campos, que diz de um jeito bonito tudo que sinto quando alguém me pede uma lista das lojas e brechós mais legais da cidade, um sentimento equivalente às personagens de Romy and Michele's High School Reunion pedindo um "business woman special" na lanchonete sem saber o que estão fazendo e o que aquilo significa.



"Eu, que tantas vezes tenho sido ridículo, absurdo,
Que tenho enrolado os pés publicamente nos tapetes das
etiquetas,
Que tenho sido grotesco, mesquinho, submisso e arrogante,
Que tenho sofrido enxovalhos e calado,
Que quando não tenho calado, tenho sido mais ridículo ainda;
Eu, que tenho sido cômico às criadas de hotel,
Eu, que tenho sentido o piscar de olhos dos moços de fretes,
Eu, que tenho feito vergonhas financeiras, pedido emprestado sem pagar,
Eu, que, quando a hora do soco surgiu, me tenho agachado
Para fora da possibilidade do soco;
Eu, que tenho sofrido a angústia das pequenas coisas ridículas,
Eu verifico que não tenho par nisto tudo neste mundo."

(Sempre acho que esse poema é do Drummond)

8 comentários:

  1. Ahhhhhhhhhhhhhhhh mal começou e já amo um blog.
    Bem vinda de volta, já me deu ânimo pra escrever no meu blog que está entregue às moscas!
    Tenho o mesmo sentimento, mas tem tanta coisa pra compartilhar, sem pressão, sem estresse, sem segundas intenções - seja lá que malícia for -, pelo prazer de fazer as pessoas conhecerem e trocar uma ideia, fazer amigos..

    xeroooooooooo

    ResponderExcluir
  2. Amo ler sobre dia a dia das pessoas. Sobre coisas simples, mas reais. E gostei muito do nome do blog... Me lembrei que preciso escrever mais no meu. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ana Vitória, quero ler a sua lista do supermercado mulher!!!
    Eu leio as coisas que você escreve na internet desde o seu blog anterior "sooo-contagious". Sempre quis te add no face mas fiquei com vergonha...

    Seja bem vinda de volta!

    ResponderExcluir
  4. Oi Anna. Adorava o falecido So Contagious e espero que o trash advisor, que é um blog bem raiz, pelo que você nos escreveu, incentive o pessoal a ressuscitar um pouco dos blogs "pessoais". Como ex-usuária das plataformas de blog e ex-leitora (compulsóriamente) deles, sinto falta dessa coisa mais orgânica das pessoas publicarem mais os próprios pensamentos sem um #ad no final, um layout com tons millenial e fotos milimetricamente calculadas para gerar lucro. A internet é muito ampla e tem espaço para todo mundo, mas a voracidade para ser mais um que ganha dinheiros pela rede sufocou um pouco os blogs pessoais, em que a pessoa contava que leu um livro que pagou 2 reais num sebo aleatório do centro da cidade ou comprou um chá da marca do mercado e achou ótimo. A vida real é assim, não é glamour o tempo todo, né?
    Aguardo as suas postagens e talvez #dicas de como chorar a noite toda porque o mundo é assustador e ficar com o rosto menos inchado usando apenas lágrimas e uma colher gelada da marca de preferência do usuário.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Yaaaas queen.

    Comentário correndo pq bb Lara ta destruindo a casa kkkk vou te ler sempre e pra sempre, miga! Amei.

    ResponderExcluir
  6. eu adorava o so contagious mas n lembrava que vc que escrevia ele, se n fossem os comentários, não iria saber

    percebi que o que sinto falta na internet de hoje são os comentários, é por isso que voltar a ter diários e parar de ter blogs não tem preenchido meu vazio aaaaah

    ResponderExcluir
  7. bom obrigado por criar mais um meio para te amar e rir de gracinhas (e eventualmente levar a serio)

    ResponderExcluir
  8. Melhor presente!!! Quem sabe as outras "mafiosas adormecidas" se animem a blogar novamente. Muito obrigada!!!;)

    ResponderExcluir